Mês dos Vidreiros será celebrado em Ferraz, no dia 22 de maio; Traga sua família!

Será um dia de atividades culturais e esportivas, que terão início às 8h no Jardim Ferrazense

WhatsApp Image 2022 05 12 at 12.41.49

Para comemorar o Mês dos Vidreiros e das Vidreiras, uma grande festa será realizada para a categoria e seus familiares no dia 22 de maio, domingo, em Ferraz de Vasconcelos, no Alto Tietê (SP). O evento é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, com o apoio do Sindicato dos Vidreiros e da Câmara Municipal.

O evento será gratuito, com início às 8h, no Parque Municipal Nosso Recanto, na Avenida Lourenço Paganucci, nº 1.133, no Jardim Ferrazense. Entre as atividades da celebração, haverá disputas de futebol entre equipes formadas por trabalhadores das empresas vidreiras, shows e exibições de vídeos.

O Dia do Vidreiro em Ferraz será uma oportunidade para reconhecer os trabalhadores e as trabalhadoras da cidade, reconhecida por já ter concentrado a maioria das empresas do ramo, sobretudo, no segmento manual. Não é difícil encontrar algum morador que esteja ou que já tenha trabalhado no setor do vidro.

Atualmente, as principais fábricas na cidade são a Luvidarte, Mundial, Triax e Mistral Vidros, que, juntas empregam, cerca de 1 mil operários. Mas a região do Alto Tietê possui outras empresas, que totalizam 5 mil vidreiros.

O Dia dos Vidreiros e das Vidreiras é comemorado em várias partes do mundo no dia 18 de maio. Em São Paulo, a data está no calendário oficial do Estado desde 1959 pela Lei nº 5.141/59, de autoria do então deputado estadual José da Rocha Mendes Filho. No entanto, Ferraz de Vasconcelos é a única cidade até o momento a oficializar a data no calendário municipal, por meio de projeto de lei do vereador Claudio Ramos Moreira (PT), aprovado por unanimidade pela Câmara em 2019.

De acordo com a Lei Municipal nº 3384/2019, além do Dia do Vidreiro, o Poder Executivo de Ferraz passou a ser autorizado a estabelecer parcerias com o objetivo de promover atividades de celebração à data. Por conta da pandemia de covid-19, o primeiro evento só foi possível neste ano.

SERVIÇO
Dia dos Vidreiros e das Vidreiras de Ferraz
Domingo - 22 de maio de 2022 - A partir das 8h
Parque Municipal Nosso Recanto
Avenida Lourenço Paganucci, nº 1.133, no Jardim Ferrazense