18 de maio: Viva a categoria vidreira do Brasil e do mundo!

Cópia de Mês

O Sindicato dos Vidreiros do Estado de São Paulo parabeniza todos os trabalhadores vidreiros e vidreiras pelo 18 de maio, data em que se celebra a categoria vidreira no Brasil e em vários outros países.

Em São Paulo, o Dia dos Vidreiros e das Vidreiras está no calendário oficial do Estado desde 1959 pela Lei nº 5.141/59, de autoria do então deputado estadual José da Rocha Mendes Filho. No âmbito municipal, Ferraz de Vasconcelos, no Alto Tietê (SP), é a única cidade até o momento a oficializar a data no calendário, por meio de projeto de lei do vereador Claudio Ramos Moreira (PT), aprovado em 2019.

Em todo o mundo, são milhares de profissionais que batalham diariamente para garantir a produção de um dos materiais essenciais da humanidade, que é o vidro.

Portanto, é um dia para celebrar, mas também para refletir sobre os desafios enfrentados por esses trabalhadores. Nesta data, o Sindicato reafirma o compromisso de seguir na luta contra as perdas dos direitos, lutando por mais conquistas e organizando a categoria para o bom debate e a participação política.

Confira abaixo o vídeo produzido pelo Sindicato em homenagem aos vidreiros e vidreiras. A produção resgata uma música feita especialmente para a categoria: o “Samba do Vidreiro”, de Diogo Prata e Waldir C. Ferreira.