Sindicato cobra afastamento imediato de líder de setor na Schott Indaiatuba, acusado de assédio sexual

WhatsApp Image 2023 05 17 at 06.44.55

Funcionário responsável por setor teria atentado contra jovens aprendizes; Empresa somente fez a troca de setores entre os envolvidos

Na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, o Sindicato dos Vidreiros e das Vidreiras realizou assembleia na porta da empresa Schott, em Indaiatuba (SP), para cobrar o afastamento de um líder de setor acusado de praticar assédio contra duas jovens aprendizes.

Após tomar conhecimento do caso, a empresa somente fez a troca de setores dos envolvidos. Para o Sindicato, é preciso que esse líder seja afastado imediatamente de todas as funções enquanto aguarda a apuração dos fatos.

Segundo relatos, as práticas de assédio contra as duas aprendizes passaram a ocorrer de forma constante em diferentes ambientes da empresa, com situações onde o acusado fez comentários de duplo sentido, tocou em partes do corpo delas sem autorização e usou do cargo hierárquico para fazer ameaças em caso de denúncia.

Das duas jovens envolvidas, uma já registrou o boletim de ocorrência, bem como já informou a instituição de ensino da qual é acompanhada. Em conversa com a escola, o RH da Schott Indaiatuba informou que as duas serão acolhidas no ambiente de trabalho, mas no relatório que o Sindicato teve acesso não há detalhes de como isso será feito.

Na assembleia desta quarta, a direção do Sindicato reforçou junto aos trabalhadores e as trabalhadoras que nenhuma prática de assédio, sexual ou moral, pode ser tolerada. A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, inclusive, possui cláusulas que combate esse tipo de prática, assim como a entidade disponibiliza canais de denúncias e apoio jurídico para iniciar um processo. O nosso WhatsApp é (11) 3312-7778 (todas as informações serão mantidas em sigilo).

Os participantes e as participantes da assembleia aprovaram, por unanimidade, o encaminhamento de que seja cobrado o afastamento do líder de setor. O Sindicato irá acompanhar o caso até a conclusão.

WhatsApp Image 2023 05 17 at 06.44.55 2

Mês dos Vidreiros será celebrado em Ferraz, no dia 22 de maio; Traga sua família!

Será um dia de atividades culturais e esportivas, que terão início às 8h no Jardim Ferrazense

WhatsApp Image 2022 05 12 at 12.41.49

Para comemorar o Mês dos Vidreiros e das Vidreiras, uma grande festa será realizada para a categoria e seus familiares no dia 22 de maio, domingo, em Ferraz de Vasconcelos, no Alto Tietê (SP). O evento é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, com o apoio do Sindicato dos Vidreiros e da Câmara Municipal.

O evento será gratuito, com início às 8h, no Parque Municipal Nosso Recanto, na Avenida Lourenço Paganucci, nº 1.133, no Jardim Ferrazense. Entre as atividades da celebração, haverá disputas de futebol entre equipes formadas por trabalhadores das empresas vidreiras, shows e exibições de vídeos.

O Dia do Vidreiro em Ferraz será uma oportunidade para reconhecer os trabalhadores e as trabalhadoras da cidade, reconhecida por já ter concentrado a maioria das empresas do ramo, sobretudo, no segmento manual. Não é difícil encontrar algum morador que esteja ou que já tenha trabalhado no setor do vidro.

Atualmente, as principais fábricas na cidade são a Luvidarte, Mundial, Triax e Mistral Vidros, que, juntas empregam, cerca de 1 mil operários. Mas a região do Alto Tietê possui outras empresas, que totalizam 5 mil vidreiros.

O Dia dos Vidreiros e das Vidreiras é comemorado em várias partes do mundo no dia 18 de maio. Em São Paulo, a data está no calendário oficial do Estado desde 1959 pela Lei nº 5.141/59, de autoria do então deputado estadual José da Rocha Mendes Filho. No entanto, Ferraz de Vasconcelos é a única cidade até o momento a oficializar a data no calendário municipal, por meio de projeto de lei do vereador Claudio Ramos Moreira (PT), aprovado por unanimidade pela Câmara em 2019.

De acordo com a Lei Municipal nº 3384/2019, além do Dia do Vidreiro, o Poder Executivo de Ferraz passou a ser autorizado a estabelecer parcerias com o objetivo de promover atividades de celebração à data. Por conta da pandemia de covid-19, o primeiro evento só foi possível neste ano.

SERVIÇO
Dia dos Vidreiros e das Vidreiras de Ferraz
Domingo - 22 de maio de 2022 - A partir das 8h
Parque Municipal Nosso Recanto
Avenida Lourenço Paganucci, nº 1.133, no Jardim Ferrazense

 

Trabalhadores da América Latina discutem os impactos da tecnologia sobre a indústria do vidro

capa

Um grupo de trabalhadores de Sindicatos de trabalhadores da indústria vidreira da América Latina e Caribe se reuniu virtualmente, em 5 de maio, para discutir a situação do setor. Os participantes perguntaram sobre a implementação da nova tecnologia Magma, sobre a descarbonização e seu impacto nos trabalhadores. O Sindicato dos Vidreiros e das Vidreiras no Estado de São Paulo foi representado pelo diretor Josemar Souto, o Carioca, e a CNQ-CUT pela companheira Ivonete Pereira Cesar.

O diretor do setor de Vidros da IndustriALL Global Union (federação global de sindicatos), Alexander Ivanou, falou sobre a situação do setor em nível global. Ele explicou que as 10 principais empresas do setor vidreiro tiveram boas vendas e faturamento, um indicativo de que o presente e o futuro da indústria mundial continuam positivos.

Ele disse que os preços das licenças de carvão continuam subindo na Europa. Isso significa que a indústria do vidro está sob forte pressão para reduzir suas emissões de dióxido de carbono, caso contrário os investimentos serão muito caros. Ele mencionou que a Agência Internacional de Energia (AIE, na sigla em inglês) percebe uma queda na demanda por combustíveis fósseis que não havia sido observada no passado.

Alexander assegurou que, de acordo com diferentes investigações científicas, a indústria vidreira tem possibilidades de descarbonização, a partir do aumento da energia elétrica utilizada para a fusão do vidro, pelo uso da combustão do hidrogênio e também por um melhor projeto dos fornos.

Caso a disponibilidade de energia elétrica e hidrogênio não possa ser garantida, ele explicou que os sistemas combinados de recuperação termoquímica de calor e pré-aquecimento do casco são favoráveis ​​devido à sua alta eficiência.

O dirigente destacou que não é possível saber antecipadamente todas as consequências dessas transformações para os trabalhadores e as trabalhadoras da indústria vidreira, ressaltando ser importante que os desafios existentes (como a saúde e segurança, a pressão nos turnos de trabalho, a introdução de trabalho precário e emergentes) sejam discutidos em conjunto entre empresa, governos e a forte participação dos sindicatos.

Por isso, Alexander explicou que o IndustriALL busca uma transição justa. “Queremos que as transformações da indústria do vidro levem em consideração as vozes dos trabalhadores e seu futuro. Temos que apoiar nossos membros em sua transição para novos empregos. Exigimos a promoção do diálogo social e estratégias econômicas viáveis ​​que levem ao desenvolvimento sustentável”.

Por sua vez, os trabalhadores colombianos falaram sobre a introdução de fornos da tecnologia Magma (Modular Advanced Glass Manufacturing) nas empresas do país e o risco de interromper a produção, já que cada grande empresa poderia instalar um e isso os deixaria desempregados. Os fornos Magma são uma nova geração de fornos de vidro de baixa capacidade, entre 120 a 150 toneladas, que as empresas descrevem como um avanço tecnológico permitindo, por exemplo, linhas de produção menores, com um quarto de uma fábrica convencional.

capa2

Os trabalhadores do Brasil enfatizaram que a empresa Owens Illinois também está investindo no projeto do forno Magma para atender à demanda dos clientes de reduzir drasticamente as emissões de carbono. Da mesma forma, os trabalhadores no Peru indicaram que, embora a planta local da Owens Illinois planejasse construir três fornos Magma, a empresa instalou apenas um.

Os peruanos compartilharam que, na última negociação coletiva, a empresa informou que a vida média da planta será até o final de 2024, e que mais de 90% do pessoal será transferido para trabalhar com o novo forno. Eles enfatizaram que os trabalhadores e as trabalhadoras aspiram negociar uma transição justa.

Por fim, os participantes dos diversos países reforçaram a importância de fazer parte das redes regionais de Sindicatos por empresa (como a Owens Illinois, por exemplo) para ter informações que possam utilizar nas negociações coletivas e obter melhores benefícios em cada país.

Por sua vez, o secretário-regional adjunto da IndustriALL e chefe do setor de Vidros em nível regional, Cristian Alejandro Valerio, concluiu: “Parabenizamos as entidades regionais pela participação e comprometimento nas reuniões dos vidreiros. Este setor faz parte das cadeias de abastecimento de quase todos os outros setores da indústria. Continuaremos trabalhando na unidade regional do setor, no aumento do poder de barganha de nossas filiadas e na formação de redes sindicais pelas empresas do setor.”

Texto traduzido de publicação do site da IndustriALL Global Union

capa3

capa4

Sindicato dos Vidreiros firma parceria com colônia de férias no Litoral Norte de SP

Convênio com o Sindicato dos Químicos de São Paulo permite que vidreiros associados utilizem estrutura localizada em Caraguatatuba

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 17

FOTOS: EDUARDO OLIVEIRA/SINDICATO DOS QUÍMICOS DE SÃO PAULO

A partir de agora a categoria vidreira associada ao Sindicato dos Vidreiros do Estado de São Paulo terá mais alternativa de lazer para suas famílias: uma Colônia de Férias em Caraguatatuba, no Litoral Norte.

O espaço é um patrimônio do Sindicato dos Químicos de São Paulo, entidade parceira do Sindicato dos Vidreiros e que compõe o mesmo ramo de atividade.

A colônia de Caraguatatuba funciona de sexta a domingo e os apartamentos comportam até seis pessoas. O local oferece piscinas, churrasqueiras, espaço para as crianças e jogos para adultos.

Vidreiros e vidreiras que desejarem desfrutar desse espaço precisam consultar a disponibilidade de datas e informar-se sobre os valores (associados possuem descontos). Para a categoria, as reservas estão sendo feitas exclusivamente pelo telefone (11) 3312-7777, com Kátia, ou pelo WhatsApp (11) 3312-7778.

Se você ainda não é sindicalizado, essa é uma oportunidade para se filiar. Entre em contato com a gente e junte-se à luta da categoria!

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 26

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 1

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 16

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 9

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 7

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 4

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 20

colonia de ferias de caraguatatuba estrutura 8

 

Saiba quais são os benefícios reajustados de acordo com o novo salário mínimo

Benefícios do INSS, BPC, seguro-desemprego e PIS/PASEP passam a ser reajustados de acordo com o salário mínimo. Dependendo do acordo com o patrão, reajuste pode ser incluído no vale-refeição. MEIs pagarão mais

systemuploadsnews2b2577ac67fe33985de 700x460xfit a25f5

O reajuste do salário mínimo que passou a ser de R$ 1.320, a partir de 1º de maio, vai provocar também o aumento de diversos benefícios recebidos por trabalhadores, trabalhadoras, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já os micro empreendedores individuais terão um pequeno reajuste em suas contribuições. Isto porque a lei determina que esses benefícios devem acompanhar o valor do piso nacional.

reajuste acima da inflação anunciado pelo presidente Lula (PT), por meio de uma Medida Provisória (MP), tem validade por 120 dias. O Congresso Nacional precisa aprovar o novo valor até o final desse período para que se ele torne vigente até o próximo reajuste a ser concedido pelo governo federal.

O novo valor deverá ser pago nos casos de benefícios e serviços que usam o piso nacional como referência. São eles:

Abono salarial PIS/Pasep:

O abono salarial do PIS/PASEP é pago ao trabalhador inscrito nos programas há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração. Seu salário não pode ultrapassar dois mínimos, hoje em R$ 2.640.

O benefício não é pago aos empregados domésticos mesmo que tenham carteira assinada porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

A Caixa paga os abonos dos trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS e deposita o valor diretamente em conta corrente, conta poupança ou poupança social digital aberta pelo próprio banco, onde o trabalhador pode movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem - é permitido ainda o saque após gerar uma senha. A mesma conta permite pagar boletos, fazer compras ou transferir o dinheiro para outra conta bancária.

Caso o trabalhador não tenha nenhuma dessas contas nem documentos corretos para abertura da conta digital, o abono pode ser sacado com o Cartão Cidadão nas agências do banco, nas casas lotéricas, nos terminais eletrônicos da Caixa e também Correspondentes Caixa Aqui.

Se o trabalhador não tiver o Cartão Cidadão e precisar ir na “boca do caixa” para sacar o abono salarial do PIS/Pasep, precisa levar um desses documentos: Carteira de Identidade; ou Carteira de Habilitação (modelo novo); ou Carteira Funcional reconhecida por Decreto; ou Identidade Militar; ou Carteira de Identidade de Estrangeiros; ou Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.

Já o Banco do Brasil paga o abono dos servidores públicos inscritos no Pasep e deposita os valores nas suas contas correntes. O abono também pode ser sacado em qualquer agência do banco.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O BPC também é pago com o mesmo valor do salário mínimo. Ele é destinado a idosos acima de 65 anos de baixa renda bem como a pessoas com deficiência em qualquer idade, desde que passe por perícia. A deficiência pode ser física, mental, intelectual ou sensorial, dificultando o dia a dia do cidadão.

Têm direito de receber o BPC mesmo sem nunca terem contribuído para a Previdência Social os trabalhadores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que fazem parte de famílias de baixa renda.

Aposentadorias, benefícios e pensões do INSS

Todo segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebe o salário mínimo seja por aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-doença terá direito ao reajuste no pagamento referente ao mês de maio, que deve começar a ser liberado no próximo dia 25.

Seguro-desemprego

Criado em 1986, o seguro-desemprego é um benefício que garante ao  trabalhador e à trabalhadora uma renda nos meses seguintes à demissão para sustentar a si e a família, enquanto procura uma recolocação no mercado de trabalho. Têm direito ao seguro-desemprego, trabalhadores formais, que têm a carteira assinada, e são demitidos sem justa causa.

O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média salarial dos três meses anteriores à dispensa. O valor pago é de um salário mínimo (R$ 1.320) e já passou a valer a partir de 1º de maio.

Seguro-defeso

Recebe o seguro-defeso no valor de um salário mínimo quem trabalha com pesca e está inscrito no INSS na categoria de segurado especial. Precisa comprovar a venda do pescado a pessoas jurídicas ou cooperativas nos 12 meses que antecederam o início do defeso (época de reprodução dos peixes em que a pesca é proibida), até o limite de cinco meses.

O pescador não pode estar recebendo Benefícios de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Ele precisa comprovar o exercício profissional da atividade de pescador artesanal e que se dedicou à pesca, em caráter ininterrupto, durante o período compreendido entre o defeso anterior e o em curso. Também não pode ter vínculo de emprego, outra relação de trabalho ou outra fonte de renda além da pesca artesanal.

Vale-refeição e vale-alimentação

O reajuste desses vales dependerá da política adotada por cada empresa e, portanto, não é obrigatório. O reajuste vai depender do que foi acordado no contrato feito com o trabalhador. A empresa pode optar por elevar o valor dos vales proporcionalmente, de modo que se tornem equivalentes ao poder de compra do trabalhador.

Contribuição dos MEIs

As contribuições mensais dos microempreendedores individuais (MEIs) também serão reajustadas. A partir de fevereiro, o valor referente ao INSS do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) deverá ser de R$ 66, o que corresponde a 5% do salário mínimo.

Publicada no site da CUT Brasil

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Subcategorias