4 DE DEZEMBRO: PARTICIPEM DA ASSEMBLEIA GERAL PARA ANALISAR PROPOSTA FINAL DA CAMPANHA SALARIAL

4 dez Campanha Salarial 2022

A categoria vidreira do estado de São Paulo tem um compromisso no domingo, 4 de dezembro: discutir e encaminhar para aprovação ou reprovação a proposta patronal da Campanha Salarial 2022/2023.

Essa atividade é a etapa final da Campanha, iniciada em setembro, após assembleias itinerantes com os trabalhadores na porta das principais fábricas e uma assembleia geral na sede, que aconteceu em 16 de outubro. A partir disso, o documento aprovado pela categoria seguiu para mesa de negociação entre o Sindicato e a representação patronal, realizada na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A participação na assembleia do dia 4 é aberta a todos os trabalhadores e as trabalhadoras do ramo vidreiro.

ASSEMBLEIA GERAL DOS VIDREIROS E DAS VIDREIRAS

CAMPANHA SALARIAL

4| DEZEMBRO | 2022 - DOMINGO - 10 HORAS

SEDE DO SINDICATO: AVENIDA RANGEL PESTANA, 1189 - BRÁS - SÃO PAULO (SP)

Durante as negociações, houve avanços importantes nas cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho:

- LICENÇA PARA TRABALHADORAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, PERMITINDO A ELAS TEMPO PARA RECUPERAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA;

- REEMBOLSO CRECHE PARA HOMENS, NO CASO DE FALECIMENTO DE SUAS ESPOSAS E NAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS;

- AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES DE COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL E VIOLÊNCIA DE GÊNERO NOS LOCAIS DE TRABALHO (AGORA ESPECIFICANDO A DISCRIMINAÇÃO POR MOTIVO DE RAÇA, SEXO, COR E GÊNERO);

* Entre outras conquistas que já podem ser consideradas inéditas e históricas para a categoria.

Já nas cláusulas econômicas, o sindicato patronal ofereceu apenas o INPC do período, que no acumulado dos últimos 11 meses está em 5,57% (conforme tabela abaixo). Ainda falta o índice de novembro para definir a proposta de reajuste.

WhatsApp Image 2022 11 21 at 09.57.45

Apesar do aumento dos preços de alimentos e itens de consumo ao longo dos anos, as eleições presidenciais de 2022 fez o atual governo interferir na política dos combustíveis, forçando uma queda artificial de preços.

Isso influenciou as negociações, pois os empresários consideraram essa “queda” na inflação para fazer a proposta salarial.

Agora é o momento dos trabalhadores dizerem se aceitam a proposta final.

Por isso, sua presença é fundamental para garantir os direitos da categoria para o próximo período.