Sindicato cobra afastamento imediato de líder de setor na Schott Indaiatuba, acusado de assédio sexual

WhatsApp Image 2023 05 17 at 06.44.55

Funcionário responsável por setor teria atentado contra jovens aprendizes; Empresa somente fez a troca de setores entre os envolvidos

Na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, o Sindicato dos Vidreiros e das Vidreiras realizou assembleia na porta da empresa Schott, em Indaiatuba (SP), para cobrar o afastamento de um líder de setor acusado de praticar assédio contra duas jovens aprendizes.

Após tomar conhecimento do caso, a empresa somente fez a troca de setores dos envolvidos. Para o Sindicato, é preciso que esse líder seja afastado imediatamente de todas as funções enquanto aguarda a apuração dos fatos.

Segundo relatos, as práticas de assédio contra as duas aprendizes passaram a ocorrer de forma constante em diferentes ambientes da empresa, com situações onde o acusado fez comentários de duplo sentido, tocou em partes do corpo delas sem autorização e usou do cargo hierárquico para fazer ameaças em caso de denúncia.

Das duas jovens envolvidas, uma já registrou o boletim de ocorrência, bem como já informou a instituição de ensino da qual é acompanhada. Em conversa com a escola, o RH da Schott Indaiatuba informou que as duas serão acolhidas no ambiente de trabalho, mas no relatório que o Sindicato teve acesso não há detalhes de como isso será feito.

Na assembleia desta quarta, a direção do Sindicato reforçou junto aos trabalhadores e as trabalhadoras que nenhuma prática de assédio, sexual ou moral, pode ser tolerada. A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, inclusive, possui cláusulas que combate esse tipo de prática, assim como a entidade disponibiliza canais de denúncias e apoio jurídico para iniciar um processo. O nosso WhatsApp é (11) 3312-7778 (todas as informações serão mantidas em sigilo).

Os participantes e as participantes da assembleia aprovaram, por unanimidade, o encaminhamento de que seja cobrado o afastamento do líder de setor. O Sindicato irá acompanhar o caso até a conclusão.

WhatsApp Image 2023 05 17 at 06.44.55 2