28 de Abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Para lembrar a explosão de uma mina de carvão no estado da Virgínia, nos EUA, em 28 de abril de 1969, em que 78 trabalhadores morreram, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, essa data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A Lei nº 11.121 de 2005 estabeleceu a data também no Brasil.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança, desde 2012, já são quase 20 mil mortes e mais de 5 milhões de acidentes de trabalho. Esses dados evidenciam as condições ainda precárias de saúde e segurança oferecidas pelos empregadores, principalmente em momentos de crise, como o que estamos vivendo com a pandemia de Coronavírus.

Segundo informações divulgadas no site da Associação de Medicina do Trabalho (ANAMT), hoje, nosso país ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, por isso, o médico laboral é um aliado muito importante dos Sindicatos quando o assunto é a integridade e a proteção do trabalhador contra todos os possíveis riscos a que ele possa estar submetido.

Para os associados, o Sindicato dos Vidreiros disponibiliza consultas com profissionais da área de Medicina do Trabalho. Se a vidreira ou vidreiro estiver com qualquer problema de saúde relacionado ao seu ambiente de trabalho, deve entrar em contato com a nossa Secretaria de Saúde para que consigamos agendar uma consulta com o médico e, assim, possamos ajudar os profissionais do nosso setor.