Skip to content Skip to footer

Sindicato dos Vidreiros apoia e participa da luta pelo fim da escala 6×1

Luta histórica do movimento sindical, o movimento pela redução da jornada de trabalho sem a redução de salários ganhou a sociedade nas últimas semanas por conta de uma PEC da deputada federal Erika Hilton que propõe o fim da escala semanal de trabalho “6×1” (seis dias de trabalho por um de descanso). Caso consiga o mínimo de assinaturas necessárias, a proposta irá ser analisada pelo Congresso Nacional.

Alinhada aos posicionamentos da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT), o Sindicato dos Vidreiros e Vidreiras no Estado de São Paulo endossa esse movimento e defende o debate democrático, envolvendo todos os setores interessados e considerando, sobretudo, a expertise das entidades sindicais.

Reduzir a jornada laboral traz inúmeros ganhos à sociedade, sejam para os trabalhadores e seus familiares, como para os empregadores e aos governos.

A discussão pela redução da jornada é uma pauta antiga deste Sindicato, pois muitos trabalhadores e trabalhadoras de nossa categoria vivem essa realidade em fábricas do setor vidreiro. Esse debate é levado pelo Sindicato constantemente nas mesas de negociações das campanhas salariais e do acordo coletivo, bem como tratado diretamente com as empresas.

Economicamente viável, como já demonstrado em diversos países pelo mundo e em experiências de algumas categorias específicas aqui do Brasil, a escala reduzida gera mais empregos e distribui melhor a renda, fortalecendo, assim, o acesso ao consumo. De forma prática, ao possibilitar mais dias de lazer e descanso aos trabalhadores, mais dinheiro irá circular na sociedade, impulsionando a economia do país.

A melhora na qualidade de vida, na saúde mental e perspectivas de futuro são outros pontos que pesam a favor da questão, como apontam estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pois trabalhadores, com um dia a mais de folga, poderão planejar novos cursos e qualificações para melhorarem seus desempenhos profissionais e, dessa forma, garantir a produtividade nas empresas.

Ou seja, a garantia pelo trabalho decente é viabilizar uma jornada de trabalho ideal, sem que haja a redução de salários e direitos, e onde todos são beneficiados. Nessa, podem contar com o Sindicato dos Vidreiros e Vidreiras!

São Paulo, 13 de novembro de 2024

Leave a comment

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]