AGC: Sindicato e trabalhadores garantem eleições transparentes na CIPA

Após pressão dos trabalhadores, AGC realiza nova eleição; Sindicato cobrou transparência e garantias de participação a todos após processo anterior apresentar indícios de fraude

2 porque fazer o curso de cipa instituto sc 

A luta na porta da fábrica, mais uma vez, trouxe bons resultados. Após forte pressão dos vidreiros e vidreiras na AGC, em Guaratinguetá (SP), a empresa teve de realizar uma nova eleição para a escolha dos novos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da gestão 2022/2023. 

A nova eleição aconteceu no dia 7 de dezembro, quando foram eleitos seis membros efetivos e quatro suplentes. Dois dos vencedores, inclusive, eram trabalhadores que tinham sido demitidos de maneira ilegal e, graças ao Sindicato dos Vidreiros do Estado de São Paulo, foram reintegrados ao quadro da empresa. 

O resultado da eleição anterior, realizada em 15 de setembro, não era reconhecido pelos trabalhadores, pois todo o processo apresentava muitos problemas e suspeitas de manipulação, como erros na cédula de votação, lista de presença sem assinaturas, pouca divulgação e horários confusos do período permitido de voto. 

A situação mais grave ocorreu com a demissão de quatro funcionários que estavam inscritos para concorrer à CIPA – o que é proibido por lei, pois existe a garantia de estabilidade de quem se candidata. 

Além disso, conforme a cláusula 61 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), o Sindicato representante da categoria precisa ser informado com antecedência sobre todo o processo eleitoral, com dados constando a data da votação e os nomes dos trabalhadores que irão concorrer. Mas isso não foi feito pela AGC.

Desde setembro, o Departamento Jurídico e a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Sindicato buscaram o diálogo com a empresa, de forma amigável, para que uma nova eleição fosse realizada. Mas a direção da AGC insistia em não reconhecer os erros.

Diante disso, o Sindicato teve que entrar com ação no Ministério do Trabalho para mediar a situação. Também foram realizadas assembleias na porta da empresa, onde os trabalhadores e as trabalhadoras confirmaram a insatisfação com as eleições da CIPA e aprovaram o andamento do pedido de impugnação do resultado. 

Com a realização das novas eleições e a consagração do resultado, o Sindicato parabeniza os trabalhadores e as trabalhadoras pela luta em defesa desse importante instrumento no local de trabalho, que é a CIPA. Essa Comissão ajuda a garantir melhores condições de saúde e segurança para todos e todas. Aos membros eleitos, muito sucesso na gestão!