Vidreiros: encontro reúne lideranças para discutir organização nacional dos trabalhadores

Representantes da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ), da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), do Sindicato dos Vidreiros RJ/ SP e dos Vidreiros de Goiana-PE, estiveram reunidos nesta quinta-feira (22/10).

O encontro aconteceu na sede da CUT, bairro de Santo Amaro/Recife. Em pauta: avaliação da conjuntura econômica e política, organização sindical dos trabalhadores no Estado, com o objetivo de garantir direitos e ampliar conquistas.

Os sindicalistas avaliaram que o debate, com as empresas multinacionais, deve ser ampliado neste segundo semestre, através das campanhas salariais, destacando ainda que a conta da crise econômica não deve ser pagar, em hipótese alguma, pelos trabalhadores.

Segundo o secretário de Relações Internacionais da CNQ, Fábio Lins, as empresas multinacionais obtiveram lucros nos últimos dez anos, devido ao crescimento econômico e,agora por conta da crise querem transferir para a classe trabalhadora com redução de custos e, sobretudo, demissões. Em relação à organização sindical, Lins pontuou que a articulação está sendo feita em redes sindicais por empresa multinacional nos setores de petróleo, borracha, químico, petroquímico e vidro.

“O objetivo é ampliar as lutas gerais e específicas da base dos trabalhadores nessas empresas, além de fortalecer a ação dos sindicatos, garantir mais empregos, condições de trabalho e remuneração digna para todos os trabalhadores”, argumentou.

Em Pernambuco, o foco é ampliar as bases no interior do Estado, discutir e fortalecer, lutar por direitos iguais, com a perspectiva de construir um grande Acordo Coletivo Nacional que traga benefícios para os trabalhadores em geral. (CUT - PE)