Categoria: Ultimas Notícias

Centrais Sindicais organizam luta em defesa da previdência

As centrais sindicais brasileiras se reunirão em Plenária Nacional no próximo dia 20 de fevereiro. O objetivo é organizar uma forte luta contra Reforma da Previdência e os ataques à aposentadoria. Já estão sendo realizadas plenárias estaduais e assembleias entre diversas categorias de trabalhadores para consolidar a mobilização. A partir da plenária, o movimento sindical pretende montar um plano de lutas unitário que dialogue com os trabalhadores brasileiros sobre os riscos de uma proposta que fragiliza, desmonta e reduz o direito à aposentadoria. 

reforma da previdência

Uma minuta preliminar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a reforma da previdência já foi apresentada e, apesar de não ter consenso absoluto, sinaliza que teremos que enfrentar uma dura batalha.

Entre os principais ataques estão a proposta de capitalização da previdência – uma espécie de modelo privatista que pretende rebaixar ainda mais a qualidade de vida dos trabalhadores; o aumento da idade mínima para 65 anos; e a proposta de igualar tal idade para homens e mulheres – ignorando, assim, a tripla jornada e o combo de opressão e exploração que as mulheres sofrem.

De acordo com a coordenação do Sindicato dos Vidreiros, “não é de hoje que o ataque à previdência segue na mira dos governos, mas a proposta a ser discutida é muito mais dura”. A coordenação, portanto, estará presente para fortalecer a luta em defesa da aposentadoria.  

Categoria: Ultimas Notícias

"Não negociamos retirada de direitos", diz presidente da CUT

Em coletiva antes do ato na Avenida Paulista nesta sexta-feira (10), os mais de 60 movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo falaram sobre os riscos do golpe em curso no Brasil e o que isso representa na retirada de direitos trabalhistas e sociais conquistados principalmente nos últimos 13 anos, nos governos Lula e Dilma.